Batismo nas águas coisas dos legalistas.




O homem escolhido por Deus para anunciar a chegada do Messias teve uma carreira de pouca duração, mas de grande impacto. João Batista pregou uma mensagem de arrependimento e da vinda do reino dos céus (Mateus 3:2). Dois mil anos depois, leitores da Bíblia ainda lutam para compreender o papel do batismo que João pregava. Para que serviu este batismo? Vamos observar alguns fatos relatados nas Escrituras.

João pregou "batismo de arrependimento para remissão de pecados" (Marcos 1:4; cf. Lucas 3:3) e realizava estas imersões nas águas do rio Jordão (Marcos 1:5; cf. João 1:28; 3:23).

À primeira vista, o batismo de João parece igual ao batismo ensinado e praticado pelos discípulos de Cristo a partir do dia de Pentecostes. Conforme Jesus mandou (Mateus 28:19; Marcos 16:16), eles pregavam o arrependimento e o batismo para a remissão dos pecados (Atos 2:38; 10:48; 22:16).

Mas alguns acontecimentos em Éfeso mostram uma diferença. Quando Apolo pregou sobre Jesus "conhecendo apenas o batismo de João", Áquila e Priscila esclareceram este ponto (Atos 18:24-26). Logo depois, Paulo ensinou algumas pessoas na mesma cidade – provavelmente pessoas que foram batizadas por causa do ensinamento anterior de Apolo – que precisavam ser batizadas novamente pela autorização do Senhor Jesus (Atos 19:1-7). Depois da morte de Jesus e a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, o batismo de João não tinha mais validade.

Estes fatos nos lembram da importância do único sacrifício eficaz feito por Jesus Cristo. Qualquer "perdão" oferecido antes da morte de Jesus – seja pelo batismo de João ou pelo sacrifício de animais – foi condicionado na morte sacrificial de Jesus. A mesma linguagem usada para falar do batismo de João foi usada referente aos sacrifícios de animais (Levítico 4:26,35; 5:13,16,18; 6:7; etc.). Mas aprendemos depois que estes sacrifícios não removiam os pecados do povo (Hebreus 10:4,11). A eficácia verdadeira dos sacrifícios dependia do sangue de Jesus que seria oferecido na cruz (Hebreus 9:15). Da mesma forma, o batismo de João olhava para o futuro, para o sacrifício que Jesus faria na cruz poucos anos depois.

Uma vez que Jesus morreu pelos nossos pecados, nem o sangue de animais nem o batismo de João servem para alcançar o perdão. Recebemos o benefício da morte do Testador quando obedecemos às instruções do seu Testamento: "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16).

O fato do mandamento de batizar aparecer uma única vez em toda a bíblia Mateus 28:19, me causa dúvidas: Posso fazer valer uma doutrina com base em um único texto? Ainda mais quando Paulo diz que Jesus não o enviou para batizar? 1ª Coríntios 1:17

No NT ninguém é batizado em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, todos são batizados só em nome de Jesus Cristo  Actos 2:38; Actos 8:15/17; Actos10: 47/48; Actos 19:4/5. Vejo que esses batismos foram feitos por conta da tradição judaica.

Os apóstolos com a prática do batismo em água estavam colocando o vinho novo (doutrina de Cristo) em odres velhos (doutrina do judaísmo).

O batismo que salva Marcos 16:16 é a oblação (no grego bapto ou baptismo) do corpo de Cristo Hebreus 10:10.

O crente em Jesus Cristo foi batizado na morte de Cristo e ressurgiu na ressurreição de Cristo Romanos 6:3/6.

Este é o único batismo da graça de Deus Pai.
Ef 4:5 NVI 2001 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
Quando vc reconhece o senhorio do Cristo  Resucitado  recebe a graça  de Deus. Você  já  e batizado  eo Espírito habita dentro de você.
      Graça e paz vós  seja multiplicado.





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