Avançando para o que é perfeito.

             Hebreus 6: 1-6

⁘ Deixando os Ensinos Primários sobre Cristo.


Na verdade, a carta aos Hebreus possui, como tema principal, a mudança de dispensação e sacerdócio. Porém, o contexto do texto, mencionado nesta postagem, inicia no capítulo anterior, ou seja, em (Hebreus 5: 11-14). O autor de Hebreus direcionou esta carta aos judeus que haviam se convertido a Cristo, porém continuavam com práticas do judaísmo e seus rituais, costumes e cerimônias. Por isso o autor procura deixar claro que tudo aquilo eram sombras que deviam ser deixadas para trás para se ocuparem com a realidade que é Cristo (Hebreus 8: 5; Hebreus 10: 1; Colossenses 2: 16, 17).


Então, vamos aos comentários de cada versículo:


------------------------------

📕 • (Hebreus 6: 1-6)


(V. 1) - Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus,

#EXPLICAÇÃO: O autor diz que é necessário deixar (sair) do que é "primário" e prosseguir (evoluir) para um entendimento maduro sobre a Nova Aliança, em Cristo. Aqui inicia os "6 pontos", chamados de rudimentos da doutrina de Cristo.

➨ ❶: FUNDAMENTO DO ARREPENDIMENTO DE ATOS QUE CONDUZEM Á MORTE: 

Significa, Arrependimento através de Obras Mortas, ou seja, de práticas judaicas da Velha Aliança (Hebreus 9: 14). O arrependimento é somente através da Graça em Cristo. 

➨ ➋: FUNDAMENTO DA FÉ EM DEUS: 

Significa que a Salvação não é alcançada por meio de obras, principalmente de obras em formas de mandamentos, rituais e ordenanças. Pois, somos salvos pela Graça, por meio da FÉ em Deus, e isto não vem de nós, é dom de Deus. Não por Obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2: 8, 9). As obras não geram a fé, mas a fé gera boas obras.


(V. 2) - da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno.

#EXPLICAÇÃO: Aqui a lista dos 6 pontos doutrinários tem continuidade. Vamos prosseguir...

➨ ❸: FUNDAMENTO SOBRE BATISMOS: 

Sabemos que na dispensação da Graça (Nova Aliança), existe apenas 1 (um) único Batismo (Efésios 4: 5). Note que a palavra "batismos" está no plural, logo está fazendo um contraste entre o único batismo da Graça, com outros batismos ( rituais de purificações, lavagens e abluções judaicas) não mais válidos para a nossa dispensação. Lembre-se do "Ponto 1", o qual mostra "arrependimento através de Obras Mortas". Veja o que disse, João Batista: “Eu vos BATIZO COM ÁGUA, PARA 👉 ARREPENDIMENTO; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. ELE (JESUS) VOS BATIZARÁ COM ESPÍRITO E COM FOGO” (Mateus 3: 11).

➨ ➍: FUNDAMENTO DA IMPOSIÇÃO DE MÃOS:

A maturidade do entendimento da imposição de mão, sendo algo apenas "simbólico" para a Graça. Muitos despejam uma "cascata" de versículos bíblicos, onde demonstram a imposição de mãos, para a separação de uma pessoa ao serviço cristão (Atos 6: 6; 1 Timóteo 5: 22; 2 Timóteo 1: 6); ou, então, pôr as mãos sobre a pessoa para que ela receba o Espírito Santo (Atos 8: 17; 19: 6). Esta prática provém de práticas do Velho Testamento (Gênesis 48: 5-20; Números 8: 5-20; 8: 12; Levítico 16: 21; 24: 14; 2 Crônicas 29: 23). Sabemos que este 'tipo' de "Dom Extraordinário" permaneceu somente para que os apóstolos comprovassem diante dos judeus e incrédulos os seus chamados. Na graça, não é preciso o uso de outro intermediário para alcançar o favor de Deus.

➨ ❺: FUNDAMENTO DA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS:

Neste caso, podemos ver por exemplo, em (1 Coríntios 15: 12), que alguns dos coríntios estavam ensinando que não havia ressurreição. É possível que estes que contradiziam a Paulo estivessem negando a realidade da ressurreição de Cristo e estivessem ensinando que a ressurreição é apenas espiritual, e não física (Apocalipse 20: 11-15). 

➨ ❻: FUNDAMENTO DO JUÍZO ETERNO:

Aqui, faz referência à crença de que todos seremos julgados pelo Grande Juiz, talvez mal compreendido por alguns. Sabemos que existirão dois tipos de julgamento final: o dos cristãos, no qual Jesus determinará a recompensa de cada um (1 Coríntios 3: 12-15), e o juízo dos descrentes (Apocalipse 20: 11-15). 


(V. 3) - Assim faremos, se Deus o permitir.

#EXPLICAÇÃO: Aqui o autor confirma que, na Graça dependemos unicamente de Deus e de Seu favor. Sem ritos, costumes ou tradições humanas, através de "obras físicas e mortas".


(V. 4, 5) - Ora para aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, tornaram-se participantes do Espírito Santo, experimentaram a bondade da palavra de Deus e os poderes da era que há de vir,

#EXPLICAÇÃO: Fomos alcançados pela luz do evangelho e das Boas Novas da Graça. Nos tornamos participantes (filhos de Deus) de uma Nova Aliança ou Concerto entre Deus e a humanidade, habitação do Santo Espírito e integrantes do Corpo de Cristo (Igreja) (Gálatas 4: 3-6). Os poderes da "era" (dispensação) que há de vir, refere-se à "GRAÇA".


(V. 6) - e caíram, é impossível que sejam reconduzidos ao arrependimento; pois para si mesmos estão crucificando de novo o Filho de Deus, sujeitando-o à desonra pública.

#EXPLICAÇÃO: Figurativamente, crucificamos novamente a Cristo, quando recorremos a artifícios, rudimentos ou práticas ritualísticas de arrependimento e lavagem de pecados, que negam o "único sacrifício" feito para este propósito. Atos que servem para "desonra pública", ou seja, que são realizados diante de público. Estes que cometem e defendem tais práticas, dificilmente irão arrepender-se de tais atitudes.

------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alma e espírito